quinta-feira, 7 de maio de 2015

Beneficiamento de frutos do Cerrado com o projeto Pequisação

O Projeto Agregação de valor às espécies vegetais nativas do Cerrado em áreas de reserva legal de produtores familiares do Distrito Federal - ou simplesmente Pequisação, propõe o extrativismo sustentável de espécies do Cerrado (jatobá, cagaita, pequi e araticum) como estratégia de conservação do bioma e de complementação de renda de agricultores familiares, a partir do beneficiamento e comercialização dessas espécies.

O trabalho é coordenado pela professora Janaína Diniz, da Faculdade UnB Planaltina. Em 2012, concorreu com mais de 1.200 projetos de todo o País e foi um dos oito agraciados - o único do Centro-Oeste - com o prêmio Santander Universidade Solidária. É o primeiro prêmio nacional conquistado pela Faculdade de Planaltina, um dos novos campi da UnB.


Criado em 2010, o projeto executado pela UnB chegou a trabalhar, no início, com três comunidades de assentados rurais. Ele foi viabilizado pelo suporte financeiro do CNPq e do Decanato de Extensão da Universidade – onde é um Projeto de Extensão de Ação Contínua (PEAC) - e pela parceria com a Emater-DF, a Embrapa Cerrados, o Instituto Federal de Brasília e a Universidade Católica.

Em 2014, colaboramos em diversas atividades do Pequisação, entre elas, oficinas de despolpa (separação da polpa e das sementes) e processamento de frutos do Cerrado,  no Assentamento Márcia Cordeiro Leite, situado na antiga fazenda Monjolo, a 15 km do campus de Planaltina. Também participaram parceiros da Emater e da cooperativa Central do Cerrado. Veja as fotos!

Referências: UnB Ciência Pequisação




Nenhum comentário:

Postar um comentário