segunda-feira, 4 de maio de 2015

Planejamento territorial na perspectiva agroecológica - rumo a uma extensão rural agroecológica no DF e Entorno





Este painel (clique na imagem acima para ampliar) resulta da facilitação gráfica do fechamento do curso de "Planejamento territorial na perspectiva agroecológica", do NEPEAS. O curso foi construído de forma participativa e realizado com 60 extensionistas da EMATER - DF e mais 10 estudantes da UnB/FUP, com o objetivo de contribuir para a transição agroecológica na extensão rural. 


Foram duas turmas e 6 módulos (alternância: um módulo a cada 15 dias, intercalando cada turma a cada semana) - 1 dia todo por semana, com o encerramento em dezembro de 2014. Entre os temas abordados no curso estavam: agricultura familiar e sua multifuncionalidade; diagnóstico participativo; Cerrado (caracterização, fogo, degradação e potencial produtivo); conservação e uso sustentável do solo e da água; recuperação de áreas degradadas; aspectos socioeconômicos na Agroecologia; autonomia dos agricultores e agricultoras; segurança e soberania alimentar (quintais; aproveitamento dos alimentos); saúde e ambiente; transição agroecológica: perspectivas e técnicas; criação de animais (galinhas, porcos, gado bovino, caprinos, abelhas e peixes) na perspectiva Agroecológica.


Para alinhar teoria à prática, os extensionistas participaram de vivências em diversas propriedades rurais que desenvolviam técnicas agroecológicas no DF e Entorno. No fechamento do curso, os grupos de participantes apresentaram projetos de redesenho de propriedades rurais que conheceram, tendo como objetivo a aplicação dos conhecimentos do curso na transição agroecológica de sistemas produtivos.

No painel está a sistematização do conteúdo exposto no fechamento do curso pelos coordenadores e extensionistas. De uma forma geral, é também um resumo do que foi visto ao longo do curso. Indicamos o uso pedagógico desse material, compartilhem! 

Um comentário: